Artigos sobre fotografia, design, decoração e tecnologia associadas

Parabéns para você, Wordpress!

Postado em 30/07/2018

Parabéns ao debutante! 15 anos de Wordpress.

Recentemente uma amiga me pediu para analisar uma plataforma de hospedagem de sites que possui uma grande integração com recursos de marketing digital e meu comentários são o seguinte:
Sabemos que a maior plataforma de CMS (gerenciamento de conteúdo) com base instalada é o Wordpress. Isso porque essa ferramenta se consolidou ao longo do tempo em todo o mundo como uma das mais flexíveis e com o maior número de plugins confiáveis para complemento de funcionalidades.
Muitos conseguem iniciar seus projetos com um blog e chegam a implementar um site de vendas sem ter que sair da mesma plataforma, algo que é muito difícil de se conseguir pois quanto mais especializada for a plataforma, melhor pode ser o seu resultado em determinado foco de negócio. O Wordpress conseguiu esse feito, claro que não recomendo uma solução assim sem antes analisar os requisitos do negócios, mas é fato que um projeto pode evoluir gradativamente de acordo com os seus resultados crescentes.
O Wordpress conseguiu, na minha visão e experiência, desbancar poderosos CMS´s como Drupal e Joomla, concorrentes que viveram sempre ao lado do Wordpress. Eu mesmo cheguei a utilizar muito o Joomla e por anos não abria mão desta ferramenta, até que fui atacado em um site e tive muito trabalho para recuperar por conta de plugins gratuitos, e durante anos fui um implantador do Joomla em sites e empresas como ferramenta de intranet.
Hoje o Wordpress comemora 15 anos e seu impacto na web é realmente muito grande. Não vou comentar os demais pois eu realmente decidi abandoná-los até o momento. Mas, não cheguei no Wordpress assim com amores, antes, minha escolha foi o Adobe Business Catalyst.

A melhor plataforma de CMS que conheci

Há uns 8 anos aproximadamente eu procurava uma forma segura de hospedar um site que tinha um requisito de estar no ar por 24 horas durante o dia. O site possui uma TV que precisa ficar 100% no ar, então eu tinha um problema, minha hospedagem não oferecia segurança suficiente, nem redundância que me garantisse mantê-lo no ar, depois de muitas quedas e procuras, encontrei a plataforma Adobe Business Catalyst, da Adobe e, junto com a plataforma, a Adobe iniciava sua plataforma Adobe Creative Cloud oferecendo seus produtos licenciados por assinatura, flexibilizando a aquisição de programas licenciados. E tudo ficou belo!
Com um conjunto de ferramentas licenciadas e com um conjunto de ferramentas totalmente adequadas e aderentes, eu me joguei de braços abertos. Juntou-se a isso a ferramenta Adobe Muse, para a criação de sites de forma rápida, um tipo de Photoshop para a Web, lembrando o falecido Microsoft FrontPage, porém, infinitamente melhor. Mesmo sabendo das limitações do Adobe Muse e sabendo que as comunidades de desenvolvedores de sites odiariam a ferramenta, isso para mim era fundamental, pois tinha nas mãos uma ferramenta que se adequaria perfeitamente ao meu nicho de trabalho, que são as pequenas empresas e empresários que desejam iniciar sua presença digital e não podem investir alto em criação de sites.
Com o Adobe Muse eu conseguia colocar um site no ar em alguns dias e iniciar a presença digital de meu cliente para futuramente, com a análise de sua evolução, podermos escolher para que lado iríamos. Junte a isso o Adobe Business Catalyst, uma plataforma completa onde, de acordo com a sua assinatura, você pode iniciar com um site padrão, evoluir para um blog, estender para uma plataforma de marketing e finalizar com um e-commerce e, tudo isso, sem precisar migrar de plataforma.

E o que era bom, simplesmente acabou. 

Há 1 ano a Adobe resolveu findar a vida útil do Adobe Business Catalyst, até então, para a mim, a melhor plataforma para implantação de sites de todos os tempos, e findou também a vida do Adobe Muse, por entender que a ferramenta não conseguiria acompanhar a evolução das tecnologias de desenvolvimento de sites, pelo menos essa foi a desculpa. Foi ai que tudo ficou complicado, pois meu foco é auxiliar pequenas empresas e empresários a iniciarem sua presença digital e podermos crescer de acordo com o fluir do seu negócio, tanto na implantação de sites como de ambientes web internos, chamados intranets, que auxiliem a automatização de seus processos internos.

Bem aventurados os que conhecem o Wordpress.

Algumas empresas, americanas principalmente, estão investindo em capturar os clientes Adobe Business Catalyst e investindo em formas de migração e substituição da plataforma da Adobe. Algumas empresas como Wix entre outras possuem uma proposta de facilitar a criação de sites mas por outro lado são alvos de críticas quanto a flexibilidade de ações para o Marketing Digital. Voltando agora ao início, uma amida me pediu para analisar uma plataforma que promete todas esta integração e, pode até ser que ofereça, mas de acordo com a minha experiência, não desejo mais ficar escravo de uma plataforma que a qualquer momento pode simplesmente deixar de existir e seu tipo de negócio pode simplesmente também deixar de existir, ou no mínimo, você terá bastante trabalho na hora que tiver que migrar para outra plataforma e seus ativos digitais estiverem presos em uma plataforma proprietária.
Tudo isso é apenas a minha visão, mas de uma coisa eu sei, no final das contas eu me encontrei com aquele que por muitos anos resisti, o bom e amigo Wordpress. Com ele consegui manter me foco de atuar auxiliando pequenas empresas e empresários a iniciarem sua presença digital.

2016/17 - Anos de pescaria

Postado em 11/01/2018
O ano de 2016 foi de muita dificuldade para a ArteDecorDigital, após uma mudança de localização por motivos pessoais, onde precisamos sair de Barueri-SP para o Rio de Janeiro/RJ.
Saímos de uma situação onde tínhamos um único cliente que nos fornecia 100% de nossa produtividade, mas, no início de 2016, o contrato de foi e nos vimos à deriva.
Em meio a esta situação, nos mudamos de volta para o Rio de Janeiro, motivos pessoais de saúde que nos trouxeram de volta a esta cidade que, imaginávamos, nunca mais voltar.
Partindo do zero, sem clientes, fui forçado a pescar! Pescar clientes. E nestes últimos dois anos percebi o quanto é importante o legado de relacionamentos que construímos como pessoas, empresas e profissional. Sem saber o que fazer recorri a um ensinamento que aprendi que diz que, se construímos um bom legado de relacionamento, neste momentos difíceis, precisamos voltar nele, pois ali poderemos receber ajuda.
Foi então que conheci a IEMMA SERVIÇOS AMBIENTAIS, administrada por um ex-patrão e amigo, Claudio Moraes. Iniciamos então um relacionamento para um projeto de Intranet de sua empresa que dura até hoje. Este serviço me aproximou de um outro cliente e parceiro NSI TRAINING. E assim foi-se reconstruindo a ArteDecorDigital, criada em São Paulo para criar projetos especiais, unindo a Arte da Decoração em projetos Digitais.
Agora em 2018 quero iniciar o ano agradecendo a vocês que são a ArteDecorDigital.



A vocês os nossos sinceros agradecimentos!

Fiz meu site, e agora?

Postado em 09/01/2018

Durante os últimos dois anos trabalhei em projetos para a construção de sites de empresas que são meus clientes e neste período ficou claro para mim que ainda não há uma clareza do que é um site e de como podemos aproveitar mais este recurso em nossas estratégias corporativas.

Com essa visão decidi mudar o site da ArteDecorDigital para poder auxiliar melhor você, meu cliente, a entender e elaborar o site ideal da sua empresa. Mas primeiro, venhamos a entender que o site ideal é aquele que está alinhado com alguma estratégia corporativa, com a sua estratégia corporativa.

Vou dar o meu exemplo. A ArteDecorDigital possui um conjunto de serviços para criar projetos que contem a sua história, sejam álbuns, sejam sites, seja qual for o projeto, nossa estratégia de elaboração dos projetos é ter a sua história como contexto comercial e de marketing.

Contudo, nestes últimos 2 anos percebi que estamos engatinhando neste sentido, pois ainda temos dificuldades de entender tudo isso. Encontrei alguns casos em que um cliente estava preocupado em construir um site que não mudasse mais, uma vez que esse cliente considerava que o site perfeito não mudará, mas isso não é verdade.

Pode até ser que, em alguns casos, o site perfeito seja aquele que não muda, mas isso não é uma regra. Pois na medida que uma empresa, profissional, marca ou negócio alcance os objetivos planejados, o site deverá ser mudado juntamente com as estratégias.

Vamos supor que dentro do seu plano de negócio de 2018 esteja o crescimento do seu faturamento em 40% e que você planejou uma estratégia de aumento de clientes e irá fazer ações de captura de novos leads e conversão destes em clientes.

Consideremos que as ações surtiram o efeito desejado antes do tempo planejado e você precisa avançar em seu planejamento. A mudança do seu site pode fazer parte desta mudança de etapa no seu planejamento, não há problema. Existem outras estratégias como Landing Pages por exemplo. Também não quer dizer que você precise mudar todo o seu site, mas ele precisa acompanhar seu planejamento.

Por isso, em 2018, você poderá receber e acessar esse blog com o intuito de compartilharmos esse conhecimento e as experiências que teremos.

BOM 2018 E SUCESSO EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS!

Flavio Manarelli de Oliveira

ADD - ArteDecorDigital

Todos os direitos reservados à ArteDecorDigital - 2018

Arte de decoração aplicadas em projetos digitais como sites, ebooks ou livros digitais